22 de jun. de 2011

Aniversário da Comunidade de Vida

A Comunidade de Vida nasceu no dia 29 de Junho de 2007. Após um período vivendo como Comunidade de Aliança Deus fez o chamado a 09 jovens para iniciar a vida fraterna na comunidade. A radicalidade do evangelho sempre foi o marco inicial desse chamado. Mergulhamos nessa experiência de vida deixando nossas casas, famílias, sonhos, em fim deixamos tudo para mergulharmos sem reservas nos mistérios do amor Eucarístico e Misericordioso do Senhor. O grupo dos 09 era composto por: Jorge Alberto, Caio César, Daiane Neves, Fabrício Santana, Werverton Soares, Fabiano Pereira, Rosemeire, Anderson Silva e Ricardo Porto.

A primeira residência da Comunidade de vida foi no bairro do Apertado do Morro. A casa foi adquirida quando ainda vivíamos em comunidade de aliança. Interessante que o início da vida fraterna não foi um momento marcado por nós, mas o próprio Deus foi-nos conduzindo. Jorge, Caio, Fabiano, Ricardo e Werverton começaram utilizar a casa que ainda não tinha condições plena de moradia. Começamos dormindo na casa, depois almoçando, tomando banho, café da manhã. Depois começamos a trabalhar na reforma da casa. Os outros foram chegando e acompanhando a fraternidade que iniciava. As noites reuníamos toda a comunidade na casa para oração, partilha e convivência. Com três depois percebemos que já estávamos instalados na casa. Foi então que nos reunimos e decidimos que seria oficial a Comunidade de Vida. Deus preparou tudo. A cada dia nos alimentava com seu amor, gerando em nós um desejo ardente pela santidade. Naquela época éramos apenas jovens entre 16 a 21 anos, homens e mulheres que desejavam viver em harmonia, se dedicando a evangelização. Muitas críticas vieram. Achavam que éramos apenas um momento de euforia, jovens que não tinham perspectivas, estava aproveitado esse momento para se divertirem. Suportamos tudo com muita convicção e oração. Tínhamos a certeza do chamado de Deus. O Carisma que nascia era autêntico e ele nos impulsionava a permanecer firmes. Tudo para nós era motivo de alegria, um móvel que ganhávamos, um parede que era reformada, os obstáculos e tentações, o serviço gratuito ao irmão, a vida fraterna, em fim a alegria do Senhor construía nossa vida de santidade.

A comunidade foi alicerçando sua base. A oração foi nosso maior alicesse. Durante o dia na casa tínhamos 03 momentos de oração comunitária com a Liturgia das horas, momentos de oração pessoal, meditação da palavra de Deus e as orações da madrugada, onde cada membro tinha 01 hora de contemplação da cruz. Era intensa a vida de oração. Iniciamos nesse período alguns apostolados da comunidade: acompanhamento a famílias com problema de dependência química, grupo de oração, programa de rádio, eventos, trabalhos paroquiais, etc..

Seguimos firmes no chamado de Deus. Os sinais se tornavam cada vez mais claros da vocação que se constituía na cidade de Brumado. Nascemos para ser sinal da presença transformadora de Deus no mundo. No amor Eucarístico e Misericordioso do Senhor buscamos a força para continuar colaborando com a construção do Reino, resgatando a dignidade dos filhos e filhas de Deus, ora corrompida pelo pecado.

A casa foi reformada por nós mesmos. Pintamos, instalamos a rede de esgoto, jardim, rebocamos, tudo na inexperiência profissional, mas com amor e dedicação pois é para o Senhor que trabalhávamos.

Após 05 meses de convivência fizemos uma reunião com o Pe. Wladech e a Ir. Ivaneide, apresentando a experiência que tínhamos iniciado. Eles nos acolherem muito bem.

Muitas pessoas foram importante nesse processo inicial da Comunidade: a família de cada membro que com muito amor e carinho acolheu a nossa decisão e sempre estiveram ao nosso lado, o Pe. Gilvan que acompanhou-nos ainda quando éramos o grupo de oração e sempre acreditou na obra que Deus iniciava em nossas vidas. Padre Gilvan nos acolheu quando apresentamos a comunidade no dia 14 de Fevereiro de 2005, um dia após a fundação. A Ir. Ivaneide que trabalhou conosco a formação humano-afetivo nos ajudando a compreender a nós e o outro, nosso Bispo Dom Ricardo que com muita sabedoria acolheu a comunidade em sua diocese e permitiu que o Carisma da Comunidade pudesse desabrocha com toda sua força.Sua primeira visita a comunidade foi no mês de julho de 2008, após um ano de experiência.

Hoje a Comunidade completa 04 anos e quando olhamos para trás percebemos que a obra de Deus é autêntica e se espelha contagiando a todos que dela se aproximam. Comemorar esses quatro anos é uma alegria imensa para nós, pois sabendo que é apenas o início de uma grande obra que Deus vem constituindo em nossa cidade.

Quero deixar os nossos agradecimentos aos nossos benfeitores e colaboradores, membros do projeto que acreditam nessa obra e que com sua colaboração permiti que a comunidade continue a evangelizar.

Agradecemos também a Paróquia Bom Jesus, na pessoa dos Padres José Silva e Waldech que acredita na força transformadora do Carisma da Comunidade.

Agora só nos resta dizer: Muito obrigado!!!!

Convite:

Iremos celebrar esse momento grandioso no gripo de oração da comunidade, na Igreja Santa Rita, as 19:30hs, no dia 29/06/2011. Venham participar conosco.

Autor: Caio César Sales Silva

Co-fundador da Comunidade.



Momento de Fraternidade

Compra do 1º Fogão da Comunidade

1º Formação da Comunidade

Limpeza da Casa

Fase de acabamento

Visão do fundo da casa

Lateral da Casa

Reforma





Um comentário:

  1. Irmãos, a paz do Nosso Senhor Jesus Cristo...
    Deus abençõe a caminhada, dando perseverança e alegria a cada dia...

    ResponderExcluir