Ministério de Música - MFP


                Ministério Filhos da Paz – MFP

O Ministério Filhos da Paz - MFP é o ministério de música da Comunidade, atualmente composto por 14 pessoas, vem trabalhando na evangelização através da arte. Com sua música o ministério anuncia o carisma da comunidade, formando almas adoradoras, promovendo a conversão, o encontro pessoal com Cristo que nos fascinar e nos levar a radicalidade de seu evangelho.
A música é um grande mistério capaz de realizar a união entre o humano e o divino, a razão e a emoção e capaz de tocar as áreas mais profundas do coração do homem. O MFP procura resgatar a música de todas as distorções e do mau uso que fazem dela. Com o papel de levar as pessoas a abrirem o coração ao louvor e a oração por meio da melodia e dos cânticos.
Caso tenha o interesse de levar nosso ministério para fazer um show e ajudar na condução de encontros, entre contato conosco pelo tel. (77) 3441-5610 ou pelo e-mail: eventoscarp@gmail.com.

Face: http://www.facebook.com/mfp.filhospobreza       Blog: http://www.muiscadoceu.com.br/mfp 


A alegria de evangelizar através da música


Queria dividir com você a alegria de poder ser contada entre aqueles que o Senhor escolheu para evangelizar. O ano de 200 foi repleto de missões. Tive oportunidade de me fazer presente em diversos lugares, de norte a sul do nosso país, e participar de momentos tão fortes na vida de tantas pessoas e Comunidades.
Trouxe para você dois testemunhos dos vários que colhi e que nos mostram como a música é um excelente meio de anúncio de Jesus Cristo. Quem sabe se você também não traz este chamado?! Deixo aqui meu abraço aos inúmeros amigos que fiz ao longo desse tempo de missões.
 Para ser vivido, o amor verdadeiramente incondicional precisa apenas de um ato de fé. Deus nos dá oportunidade de acreditar em seu amor e nos atirarmos em seus braços como crianças. Foi num desses momentos, quando esperava meu terceiro filho, que Ele segurou fortemente minhas mãos e manifestou sua misericórdia em minha vida. Desde as primeiras evidências da gravidez surgiram ameaças e dúvidas quanto ao perfeito desenvolvimento do bebê e até mesmo quanto à sua chegada. A casinha do meu bebê não crescia! Nesse momento, atirei-me aos pés daquele que tudo fez e consagrei meu filho ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Passei a cantar todos os dias a música Doce Mulher, pedindo que Maria e Jesus adentrassem aquela casinha, tornando-a capaz de abrigar meu filho. Clamava a Deus por sua mão forte a me sustentar, então descobri que no fundo do meu poço havia duas molas chamadas oração e louvor. Quando imaginei estar tudo perdido, escutei sua voz suave de mãe chamando meu filho no exato momento em que descobríamos ser um menino João Pedro! João, o filho amado de Maria, e Pedro, a rocha.
Cada dia de oração tornava a espera mais suportável. Sofrer as demoras de Deus?! Melhor sofrê-las louvando-o! Percebi que a música materializava minha fé. Conseguia vivenciar mais claramente o amor de Deus por mim e, a cada louvor, os sons transformavam-se em abraços, carinhos... afagos à minha alma, acalentos vindos do Pai ao meu coração.Hoje, nino João Pedro com Doce Mulher e sei que com a mão de Deus posso correr até voar, como diz a canção Com tua mão, do mesmo CD.
Em julho do ano passado, no Shalom, fiquei sabendo que estava havendo um sorteio para angariar fundos para o show da Páscoa. Comprei um dos bilhetes e o coloquei na minha carteira. Porém, como nunca havia ganho sorteio algum, nem pensava em ganhar este. Tanto é que nem sabia qual era o prêmio. Passadas algumas semanas, chegando ao Shalom, uma irmã me anunciou a um grupo de pessoas: Este é o Guto, que ganhou o sorteio.... Foi então que fiquei sabendo ser o prêmio o CD Se quiseres, da Suely Façanha. Eu já tinha o primeiro em casa e achei ótimo ganhar este.Ao chegar em casa, tendo algumas coisas para fazer no computador, coloquei o CD para tocar na leitora de CD-ROM. Quando eu já estava mais concentrado no computador, começou a tocar a canção Se quiseres. Começou mansa, com o som do piano, e a letra, mesmo eu estando concentrado, foi me tocando; quando percebi, estava chorando muito.Naquele mês, eu estava voltando a caminhar para valer. Havia participado ativamente da RCC por vários anos, mas estava afastado um pouco para cuidar de assuntos pessoais. Mas a secura estava demais, eu me sentia infeliz, incompleto. E todo recomeço é sempre difícil. Fiz daquele refrão o meu clamor: Senhor, minha história pode ser mudada hoje, para sempre. Tudo pode ser transformado a partir de agora.
Outra coisa linda é que passei mais de um mês sendo tocado toda vez que ouvia essa canção, e Deus foi me curando e transformando. Este CD foi e está sendo uma grande bênção na minha vida.
Suely Façanha
                                 Consagrada na Comunidade de Vida Shalom (ministério de música)

Formação - A Postura do Músico

Inicialmente ao falar de postura é preciso avaliar locais, situações, ocasiões. A palavra significa posição do corpo ou parte dele; atitude. Logo, podemos ir além da postura e falar de comportamento que vem a ser o conjunto de reações de um indivíduo.
Habitualmente o que se espera de um ministro de música na igreja é que tenha um comportamento adequado e um movimento de acordo com o ambiente em que está; incluindo bom senso principalmente.
É um tanto complexo falar de posturas e comportamentos, pois se questiona o que é certo e errado, conceitos chegam às pessoas como julgamentos. Não é esse o objetivo desse artigo. Na verdade é apenas para relembrar que é preciso ter uma postura nas celebrações. Lembrar que servimos a Deus, e a igreja é um local sagrado que exige respeito, silêncio, atenção, levar o povo a rezar, celebrar com os momentos de festa, enfim ser instrumento para Aquele que nos colocamos a serviço. Isso inclui um comprometimento, não apenas nos finais de semana, ou durante a celebração, mas está no agir diário de ser cristão em qualquer local e situação.
Durante as celebrações, é bom lembrar, inclusive, que o ministro de música canta com a comunidade e não para a comunidade, o que temos aí uma diferença. O músico, neste caso, tem como missão levar as pessoas a celebrarem e não assistirem uma apresentação musical. Aliás, podemos citar muitas paróquias em que o grupo de canto apenas canta para si mesmo, e a comunidade só assiste. No caso da Santa Missa, o centro é o Cristo, os animadores devem partilhar da canção com povo. Se os cânticos forem novos, ensaiar com a comunidade antes da celebração seria uma boa idéia  mas não cantarem apenas músicas conhecidas por eles (os músicos) e deixar o povo apenas de expectadores/ouvintes.
Algo de suma importância é um bom diálogo com o celebrante, o padre! O sacerdote deve saber as partes da liturgia que foram preparadas para serem cantadas (Glória, Salmo, Santo, Pai-Nosso, Cordeiro), saber os cânticos escolhidos (Entrada, Oferenda, Comunhão, Final) e certamente tais cantos devem estar de acordo com o rito do dia.
Há um grande número de jovens participando de grupos de cânticos nas missas, é belo vê-los presente, mocinhas, rapazes, é nossa igreja amanhã, pais e mães em um futuro próximo, porém esse é o momento de catequizá-los. Deixar os chicletes, blusinhas curtas, decotes, transparências e shorts curtinhos para outros ambientes. Convenhamos que não seja a melhor opção em uma celebração Eucarística e dentro de uma igreja.
Outro detalhe que é necessário citar é a altura dos instrumentos musicais nas celebrações, às vezes estão tão alto que não se escuta letra, o grupo e a comunidade. Instrumento é acompanhamento na celebração. Deve-se ter bom senso quanto a isso, não adianta muito barulho onde se celebra a palavra cantada.
Vale lembrar que conversas paralelas durante a celebração, mesmo que sejam sobre as músicas escolhidas, tons, etc., não é correto. Uma boa dica é marcar um dia e horário para discutir sobre as leituras, os cantos apropriados e os tons das canções. Na hora da celebração certamente não é o mais coerente. No caso de uma extrema necessidade, usar de discrição seria o mais viável.
Durante a execução dos cantos, também existe uma forma de se portar. A postura de nosso corpo deve estar de acordo com aquilo que se canta. A expressividade é um todo. Além das técnicas aplicadas ao canto, também é importante observar como se apresentar, como transparecer nossa essência, como sorrir e respondemos a essa expressividade. Ao cantar, os olhos, o corpo, a face corresponde ao que a música representa em nós e procura-se através das canções levarem pessoas a Deus!
“A harmonia dos sinais (canto, música, palavras e ações) é aqui mais expressiva e fecunda por exprimir-se na riqueza cultural própria do povo de Deus que celebra”. CIC 1158
Colocar um dom à disposição da igreja é colocar sua vida em serviço. Que saibamos estar inteiros em nossa missão, fazendo de nossa música uma música voltada para o Cristo e levando nossos irmãos a celebrar em harmonia com nossa expressão.

 Karla Fioravantekarla.fioravante@terra.com.brCantores de Deus - São Paulo-SP


Formação – o Ministro  de Música

A música, dentro da nova evangelização, é um meio eficaz para levar o amor de Deus aos corações sofridos, desanimados, cansados, perdidos e resgatá-los para Ele.
O ministro de música tem como missão primordial evangelizar e a sua postura deve ser a de alguém que está continuamente em sintonia com o criador, para que a música ministrada por ele quer seja por meio da sua voz ou pela execução de seu instrumento, cumpra o objetivo de alegrar, de enternecer, de fazer voltar o coração do homem para Deus, para as coisas verdadeiras. Precisa ser plenamente consciente de que é apenas um pequeno instrumento nas mãos de Deus, de que é um servo de Deus, de que tem um chamado de Deus, de que possui um dom dado por Deus e que este dom não é seu e sim Daquele que por misericórdia lho deu. E o deu para que o servisse, para que levasse o seu amor aos homens, para que levasse a verdade aos homens e a verdade os liberte. Os homens têm sede de Deus e estão cansados de ouvir músicas que não acrescentam nada a eles, pelo contrário, tiram a sua dignidade, pureza, castidade, a vivência do amor verdadeiro, o respeito devido ao outro, a consciência necessária para ser feliz e fazer os outros felizes. Os homens não necessitam de mais uma música bela, mas de músicas cheias da unção de Deus, cheias de testemunho vivo do amor de Deus pelo seu povo. Músicas que façam a diferença, que os ajudem a buscar uma vida nova, que sejam profecias de Deus, que os curem, que os libertem de todo o mal, que os ajudem a buscar a verdade pessoal e não a mentira, a fantasia, a ilusão, que os aprisionam e denigrem a sua verdadeira imagem que é a de Jesus Cristo, que sejam capazes de elevar os fracos, de aliviar a dor que muitos carregam em seus corações.

Autor: MFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário