26 de fev de 2010

Quaresma e seus significados

Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa
Jesus Cristo pregado na cruz
Na Quaresma, é comum encontrarmos imagens cobertas por mantos de cor roxa: sentido de penitência
[editar] Tempo da Quaresma

A quaresma tem seu início na Quarta-Feira de Cinzas e seu término ocorre no sábado anterior ao Domingo de Ramos para o início da Semana Santa. Quaresma também quer dizer quarenta dias . Para algumas pessoas esses quarenta dias representam 40 dias de jejum e oração. Para alguns esse é o significado da quaresma.
[editar] Quarenta Dias

O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e seis pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Quaresma remete, ainda, ao periodo de 40 dias que Jesus passou no deserto em oração.
[editar] Tempo de Oração

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário